Infraestructure
Reassentamento Bento Rodrigues – MG
Concebido de forma coletiva, com a participação ativa das famílias, a implantação do projeto urbanístico do novo distrito de Bento Rodrigues se assemelha à construção de uma cidade e o protagonismo da comunidade torna o processo único no mundo. Planejado seguindo as normas de legislação urbana e cuidados com o meio ambiente, o distrito oferece as condições necessárias para ser ocupado pela comunidade.
O Projeto vai além da simples reconstrução de casas, e constitui uma verdadeira comunidade 'urbana' em um ambiente 'rural', proporcionando uma infraestrutura completa comparável à de uma cidade, incluindo arruamento e redes de água, esgoto e energia. Além disso, foram criados bens públicos e espaços de uso coletivo com altos padrões de qualidade e sustentabilidade. Esse conjunto de medidas visa garantir que os moradores tenham acesso a uma excelente qualidade de vida, unindo os benefícios de uma comunidade rural com a comodidade e facilidades encontradas nas áreas urbanas.
Etapas de desenvolvimento:
Bento Rodrigues foi construído do zero, planejado por meio de um projeto urbanístico totalmente idealizado a partir da perspectiva da comunidade.
-
2016 - O terreno “Lavoura” foi escolhido pela comunidade
-
2017 - O projeto urbanístico do distrito foi aprovado pela comunidade e poder público
-
2018 - Foram emitidas as licenças necessárias para iniciar a construção
-
2019 - Ocorreu o início das obras
-
2022 - A infraestrutura de Bento Rodrigues foi concluída, considerando vias, drenagem, energia elétrica, redes de água e esgoto.
O restante dos trabalhos, como paisagismo, água potável, sinalização, calçadas e vielas foi iniciado e avança conforme a construção das casas.
Estação de Tratamento de Esgoto
Um dos pontos de destaque do Projeto, foi a conclusão no final de 2022. Instalada no ponto mais baixo de Bento Rodrigues, a ETE tem capacidade para atender a 1.200 pessoas, além das outras edificações do reassentamento. Os efluentes são tratados e devolvidos para rio Gualaxo do Norte, evitando sua poluição. Considerada sustentável, a estrutura permitirá que o transporte dos resíduos seja feito sem a necessidade de bombeamento, além disso, o tratamento não exigirá uso de produtos químicos.
Além disso, foram concluídos outros bens públicos, como por exemplo a Escola Municipal Bento Rodrigues, com capacidade para 140 alunos, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bento Rodrigues, executada de acordo com os critérios e normas do Ministério da Saúde.
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
Efetividade e resultados:
Projeto contou com a execução de obras de infraestrutura, construção de casas e bens públicos, totalizando 20.100 m² e 4.745 m² de área construída respectivamente. Quanto às obras de infraestrutura, foram executados 1.375.000 m³ de movimento de terra, 42.831 m² entre pavimentação asfáltica e intertravado, 9.843 m de redes de água pluvial e esgoto, construção de ponte metálica com 28 m de vão e estrutura metálica de 160 ton e estação de tratamento de esgoto.
Engajamento de stakeholders:
Durante todas as fases do Projeto, rodadas de negócios promovidas pela Fundação Renova em parceria com a associação comercial local, incentivou a contratação de stakeholders locais e torná-los parte integrante do processo, contribuindo com a geração de renda nas comunidades e fomentar o comércio local. Mais 1.240 processos foram fechados, com 103 fornecedores locais, o que representa 30% do total de processos.
Estratégia de comunicação:
A Fundação Renova coordenou toda a comunicação com as principais entidades e, nesses canais, tivemos participação de destaque com estabelecimento de relações estreitas com diversos fornecedores e entidades locais para divulgação de nossa marca no cenário regional. Além disso, por força das demandas do projeto, conseguimos ir além, identificando outros potenciais stakeholders e estabelecendo parcerias de sucesso.
Inovação e desenvolvimento tecnológico:
Devido à sua concepção, todo o projeto representa uma construção particular e inovadora. Cada edificação possui características próprias, sendo concebida de acordo com os anseios e necessidades dos atingidos, sem visar a padronização para produção em larga escala. Cada edificação demandou individualmente um planejamento, logística e processo produtivo específico, tudo respeitando as mais rigorosas políticas de qualidade, saúde e meio ambiente e diretrizes internacionais de reassentamento
Mitigação de mudanças climáticas:
Desde sua fase inicial, o Projeto foi idealizado para atender requisitos básicos de sustentabilidade. Durante a construção, foram estabelecidos rigorosas políticas para gestão de resíduos, monitoramento contínuo de qualidade do ar, de usinas de concreto, além de controles periódicos de emissões de gases poluentes de todos os veículos e equipamentos móveis, dentre outras ações.
Impacto social:
Além do impulsionamento da contratação de mão-de-obra local e movimentação do comércio da região, foram realizadas diversas ações sociais junto à comunidade com a doação de 2.000 cestas básicas, 2.000 kits de produtos de limpeza, 15.000 kits de prevenção contra a COVID-19, 6.000 cartilhas educativas e material esportivo para projetos sociais da comunidade local.
Alocação de recursos financeiros:
Os recursos financeiros para execução dos projetos são provenientes da Fundação Renova, entidade sem fins lucrativos, sendo responsável pela gestão dos recursos aportados para a execução dos seus diversos programas de reparação, dentre os quais o reassentamento de Bento Rodrigues.
Potencial de replicabilidade:
Além dos requisitos de sustentabilidade, toda especificidade do Projeto quanto ao planejamento, logística e processos produtivos gerou lições aprendidas que podem ser aplicadas na sequência do projeto ou em demais obras do mesmo segmento, com características ou demandas semelhantes, possibilitando maior assertividade nos prazos, nas relações comerciais e na execução do projeto.
Ficha
Técnica
Líder do Projeto
Nome: Argeo Costa Neto
Cargo: Superintendente de Negócio
Telefone: 55 11 5643-0217
E-mail: argeo.costa@htb.eng.br
Data de início do projeto: Junho/2019
Data de conclusão do projeto: Em andamento.
Clique na Revista para ler a matéria na íntegra