Infraestructure
Avenues The World School
O conhecimento da HTB Engenharia e Construção em edificações para educação foi determinante na sua escolha para desenvolver um ambicioso projeto: a construção do primeiro campus da conceituada escola bilíngue Avenues The World School fora dos EUA.
A capital paulista foi escolhida por ser um centro altamente cosmopolita, cultural, financeiro e uma cidade altamente vibrante, fazendo com que os idealizadores do projeto encontrassem na cidade forte demanda pelo modelo oferecido pela instituição de ensino.
Com um portfólio que inclui escolas como o Colégio Miguel de Cervantes, Graded School e Colégio Visconde de Porto Seguro, a HTB desembarcou em 2017 no bairro paulistano Cidade Jardim assumindo um compromisso de altíssima responsabilidade: transformar um antigo prédio da década de 1990 em um espaço espetacular do ponto de vista arquitetônico e sustentável.
Revisão dos planos
Para iniciar um projeto de retrofit é preciso estar preparado para imprevistos, pois, em algum momento, as dificuldades podem aumentar, alterando o prazo de entrega em alguns dias ou até meses.
O caso da revitalização do espaço ocupado pelo campus da Avenues São Paulo, que conjuga o prédio antigo com o novo, impossibilitou qualquer renegociação do prazo de entrega, que deveria ser cumprido à risca, caso contrário, os mais de 700 alunos matriculados não poderiam iniciar o ano letivo.
O projeto adicionou 5 pavimentos e 3 subsolos, além de quadras poliesportivas teatro, arquibancadas, geradores, jardins, pátios, aberturas de átrios, novas fachadas, lanchonetes, laboratórios, refeitórios, subestações, elevadores, novos reservatórios de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Chegando ao local, a equipe da HTB descobriu que precisaria rever seu plano de ataque, já que a estrutura não correspondia às plantas originais, o que exigiu o reestudo do projeto para alguns pavimentos.
Havia pilares, vigas e lajes com dimensões diferentes e, em alguns casos, essas estruturas nem sequer existiam. Foram detectadas diversas vigas apoiadas em pilares que as barras de armação não atingiam o comprimento suficiente para fazer a ligação.
Foram necessárias muitas novas interferências para aumentar os reforços estruturais e de fundação.
Diagnóstico da construção
Muito antes de subir as portas, a filial paulistana da Avenues chamou atenção de uma grande quantidade de famílias interessadas em matricular os filhos. Enquanto os telefones da instituição eram alvo de pais interessados na matrícula, a HTB dava forma à dupla que compõe o campus: o retrofit do prédio antigo e a nova construção interligada à área adquirida.
Para determinar a resistência do concreto, foram feitas 3 extrações do material dos pavimentos e de pilares alternados de cada andar. Os pilares e vigas dos pavimentos foram verificados pelo método FCK, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida do material em relação à estrutura que será utilizada.
Solução
Para acompanhar as exigências arquitetônicas na transformação do velho edifício, a HTB realizou um marcante retrofit. O processo de reposicionamento da construção incluiu a execução dos reforços estruturais, assim como a construção de todas as fundações do novo prédio.
Nesse sentido, a HTB atuou em diversas direções referente ao projeto estrutural:
-
Remodelação dos subsolos;
-
Todos os capitéis foram remodelados devido à inclinação existente;
-
Os furos na estrutura foram remodelados por meio do software Naviswork Manager;
-
Vários reforços com fibra de carbono percorreram lajes e vigas;
-
Pilares receberam reforços com aumento de seção e chapas metálicas;
-
As arquibancadas da Praça Poliesportiva foram modeladas em placas pré-fabricadas e apoiadas em muretas.
O reposicionamento teve o desafio de projetar a nova configuração do espaço com foco no máximo aproveitamento das estruturas já existentes. A execução uniu tecnologia de ponta às características de um edifício sustentável.
Implantação
Para chegar nos resultados alcançados, a HTB os permeou com soluções de construção sustentável. O contraste entre os edifícios foi usado como ponto-chave do projeto. A fachada construída a partir de painéis pré-fabricados realça esse contraste, dando uma imponente visibilidade à construção.
Partindo-se do princípio que um ótimo campus potencializa o aprendizado, foram valorizadas a entrada de luz natural, a disposição das salas e a integração entre os estudantes de diferentes idades.
O paisagismo também está presente no ambiente interno, com jardins exuberantes que complementam e emolduram o espaço.
A junção do novo com o existente possibilitou maior integração entre os andares da sala de aula e os espaços de uso comum. As coberturas dos edifícios, ocupadas com quadras e terraços, possuem vista magnífica do skyline de São Paulo.
Ficha
Técnica
A edificação está distribuída em três níveis de subsolos, pavimento térreo, oito pavimentos e ático.
O Empreendimento possui:
-
salas de aulas
-
teatro
-
quadras poliesportivas
-
arquibancadas
-
lanchonetes
-
laboratórios,
-
refeitórios
-
jardins,
-
pátios
-
aberturas de átrios
-
aberturas na fachada
-
subestações
-
elevadores
-
geradores de última geração
-
uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Clique na Revista para ler a matéria na íntegra
Resultados
alcançados:
O retrofit do prédio combinado com uma nova edificação levou ainda mais nobreza ao imponente trecho da Marginal Pinheiros. A HTB traduziu no campus da Avenues tudo o que a instituição buscava na sua chegada a São Paulo: uma construção que combina sustentabilidade e sofisticação com a saudável interação entre alunos de todas as idades.
As dificuldades em torno do prazo de entrega foram superadas com um ingrediente extra: a expertise da HTB em retrofit. O portfólio da construtora coleciona uma série de renovações arquitetônicas com altos níveis de dificuldade, seja pelo prazo ou pelas condições que se encontram a estrutura do prédio a ser reposicionado.
A especialidade da HTB é aliar as transformações arquitetônicas com os mais modernos e sofisticados requisitos de sustentabilidade.
Endereço: Av. Pedro Avancine, 73 – Real Parque – São Paulo – SP – CEP 05679-160
Construção: HTB | Gerenciamento de projetos: Arquitetura: aflalo/gasperini arquitetos | Interiores: Pitá Arquitetura (Dante Della Manna) | Paisagismo: EKF – Arquitetura de Exteriores | Estrutura de Concreto: CEC - Cia de Engenharia Civil | Estrutura Metálica: VMC Projetos Mecânicos e Estruturais | Fundações: Consultrix Engenheiros Associados | Instalações Elétricas, Hidráulicas e Combate a Incêndio: Projetar Engenharia de Sistemas | Automação, Segurança e Detecção de Incêndio: Jugend Controle Predial Climatização: Thermoplan Engenharia Térmica | Gerenciamento da Obra: Certiphic Engenharia de Valor